Tags

, , , , , ,

O artista de hoje com certeza merece um post explicando um pouco mais da trajetória, bem como das músicas e do seu próprio nome. Ben l’Once Soul, de nome verdadeiro Benjamin Duterde, nasceu em 1984 em Tours, mesma cidade natal da cantora Zaz.

Ben foi criado pro uma mãe completamente apaixonada por música. Depois de diplomas das Belas-Artes e artes plásticas, o cantor iniciou sua carreira profissional na música no ano de 2004, em um grupo gospel chamado Fitiavana. Ganhou grande notoriedade ao interpretar a música Seven Nation Army, do grupo White Stripes.

Em 2009 saiu o seu primeiro EP, Soul Wash (download aqui), com seis faixas, todas regravações em inglês, inclusive Seven Nation Army e versões para Barbie Girl, Crazy e I kissed a girl. Seu primeiro álbum, Ben l’Once Soul (clique para download), foi lançado oficialmente em 17 de maio de 2010. O álbum tem catorze faixas, em francês e em inglês, em um rergistro soul dos anos 1960, marcado com um som típico de Motown e um vibrato à la Stevie Wonder. O single do álbum é a  música Soulman, com sua voz limpa e uma sonoridade super agradável, própria de quem sabe o que faz.

Em 2011, Benjamin já ganhou o “Globes de cristal” como melhor intérprete masculino e foi nomeado ao “Victoires de la musique” nas categorias revelação do público, revelação do ano, álbum do ano e clipe do ano. Dessas, ganhou apenas na categoria revelação do ano. Então, se o primeiro foi assim, vem muito mais por aí.

O cara é fantástico mesmo. Depois de se ouvir uma música, dá vontade de ouvir todas as outras e ficar ouvindo e ouvindo por um bom tempo. Ele é carismático, divertido, talentoso, humilde… Essa é a hora em que eu paro de comentar e ponho as músicas.

Seven Nation Army:

Soulman: