Tags

,

Filha do cantor de folk François Budet, Julie Budet cresceu em um ambiente onde se ouvia de música folclórica ao rap, passando pela música eletrônica. Formou-se em Artes e Espetáculo pela Universidade de Rennes, de onde saiu para trabalhar numa empresa de gestão de espetáculos como administradora. Mas a vocação musical falou mais alto e nas horas de folga compunha com o amigo Jean-François Perrier (Grand Marnier) e com Tanguy Destable com quem formou o trio Yelle (contração de yeah e elle), um dos grupos franceses mais famosos do mundo.

A ponto de intrigar até um jornalista do  jornal  Boston Globe, que teve a oportunidade de constatar a fidelidade do público americano aos concertos da banda mesmo na noite em que tiveram como concorrente a poderosa Madonna. Natural, Yelle foi convidada para uma turnê nos Estados Unidos antes mesmo de se consolidar no país natal. Julie tem uma teoria para defender o sucesso fora de casa: “Quando nós  chegamos não havia muitas cantoras francesas com um gênero de música como a nossa, espontânea e cheia de  energia”, analisa.

Tudo começou em 2005, quando decidiram postar as produções no MySpace. A canção “Je veux te voir”, que a priori se chamava « Short Dick Cuizi », caiu no gosto do público e o trio foi contratado pelo selo “Source”. Em 2007 saiu o primeiro álbum, “Pop Up”, que fez tanto sucesso que o cantor Mika os convidou para abrir a turnê dele em outubro. Michaël Youn também não ficou imune ao charme da banda e convidou a vocalista para interpretar a canção “Parle à ma main” com Fatal Bazooka. Além de “Je veux te voir”, outro hit que alcançou muita repercussão foi a reprise do sucesso de 1987 “À cause des garçons”.

Após três anos de intensa turnê pelo mundo, Yelle volta com um novo álbum, “Safari Disco Club”, universal e atemporal como o primeiro. E se não estreou bem na França onde entrou em 77 º lugar em vendas pelo menos nos Estados Unidos chegou a ocupar o quarto lugar na seção de álbuns do mundo, segundo a Billboard. De qualquer forma um trabalho que não vai desagradar aos fãs da artista, que poderão vê-la em breve pois a Yelle incluiu o Brasil na turnê do disco. Siga as atualidades da banda no Site Oficial.