Tags

, , , ,

Filme musical de Christophe Honoré é estrelado por Catherine Deneuve e sua filha

A jovem Madeleine é louca por roupas e sapatos e não hesita quando, por acidente, um sujeito a chama para um programa. É uma chance de comprar mais sapatos e roupas. Mas ela conhece o médico Jaromil (Rasha Bukvic), apaixonam-se, casam, vão para Praga. A Primavera de Praga vem, Madeleine descobre a traição de Jaromil e volta a Paris com a menina – mas, ao longo do tempo, mesmo quando ela está casada com outro, a chama não se apaga. No final dos anos 1990, sua filha Vera, que tem um caso com o professor e escritor Clément (Louis Garrel), conhece o baterista americano e homossexual Henderson (Paul Schneider). Honoré gosta das relações complicadas, de gente que não pode ou não consegue ficar junta, daí o tom melancólico.

“Queria criar uma ficção para mostrar as dificuldades que as pessoas da minha geração enfrentam em termos de vida, sexo. E retratar a mudança de era, comparar com o que meus pais viveram. Espero que seja delicado e refinado”, disse Honoré

Deneuve, que contracena com a filha, Chiara Mastroianni, disse que extraiu sua interpretação do roteiro. “Não me baseei em coisas pessoais. Não quero ser a mãe que sou na vida, e sim a mãe que devo ser no filme”, afirmou a atriz, que se disse tão fetichista por sapatos quanto sua personagem. Chiara também falou sobre o assunto: “Minha mãe sempre teve muitos, mas meu pé ficou maior e não podia usar! Por ser filha, considero ter uma vantagem, porque ficaria petrificada de estar num filme com Catherine Deneuve. Ah, e minha mãe costumava cantar na rua, eu dizia para ela ficar quieta”.

Quando indagados sobre a comparação do amor de antigamente e de hoje, atores e diretor desconversaram, porque levaram para o lado pessoal. Quem salvou foi o americano Schneider. “Eu sempre penso em como temos tantas escolhas. Vou ao supermercado e vejo 95 tipos de mostarda. Todos acham que ter escolhas é muito bom, e é, mas não sei se não vamos implodir com tantas opções que temos.”

Previsto para estrear no Brasil dia 9 de dezembro de 2011.