Tags

, , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Você conhece todos os clássicos da poesia francesa? Se não é o seu caso, Jenifer, Luce, Léo Ferré, Marc Lavoine e ainda Claire Keim e Françoise Hardy permitem que você os conheça ou relembre, a partir de 6 de fevereiro. Eles são parte de doze artistas reunidos para transformar em música os poemas de Charles Baudelaire, Paul Verlaine, Arthur Rimbaud, Victor Hugo e ainda Guillaume Apollinaire. Essa não é a primeira vez que a poesia francesa se evidencia. Em 1995, Jean Ferrat cantou Aragon; em 1988, Mylène Farmer cantou Baudelaire e Georges Brassens reformulou os versos de Paul Fort há muito tempo.

Para este álbum, intitulado “La bande des mots”, Françoise Hardy propõe uma versão do poema “Il n’y a pas d’amour heureux” de Louis Aragon (1943), já reprisado por vários artistas, inclusive ela mesma. Não se sabe ainda se é uma nova versão ou uma versão já conhecida. Luce, vencedor da última temporada do programa “Nouvelle Star” (2010), se divertiu com as palavras de Maurice Carême repaginando o poema “Il pleut doucement ma mère”. Claire Keim cantará “Il pleure sur mon coeur”; Camélia Jordana, “Le Spleen” de Baudelaire e Marc Lavoine mostrará a célebre “Le Pont Mirabeau”, música do seu álbum epônimo de 2001. A mesma coisa para Arthur que canta “Georgia”, retirada do seu álbum “En chair et en os” (1993).

O projeto será lançado com fins de caridade, uma parte do dinheiro do disco será redistribuído a duas associações que auxiliam crianças com dificuldades escolares e alunos deficientes.

  1. Oxmo Puccino – Les Assis (Rimbaud)
  2. Françoise Hardy – Il n’y a pas d’amour heureux (Louis Aragon)
  3. Luce – Il pleut doucement ma mère (Maurice Carême)
  4. Claire Keim – Il pleure sur mon cœur (Verlaine)
  5. Léo Ferré – Est-ce ainsi que les hommes vivent ? (Louis Aragon)
  6. Elie Semoun – Demain dès l’aube (Victor Hugo)
  7. Camélia Jordana – Spleen (Charles Baudelaire)
  8. Marc Lavoine – Le Pont Mirabeau (Guillaume Apollinaire)
  9. Jenifer – Je te l’ai dit pour les nuages (Paul Eluard)
  10. Arthur H – Georgia (Philippe Soupault)
  11. Babx – La Mort des amants (Charles Baudelaire)
  12. Nougaro – A Musset (Alfred De Musset)