Tags

, , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Muitos estudantes iniciantes e de nível intermediário procuram filmes franceses fáceis o suficiente para serem entendidos rapidamente. Não são os 10 filmes franceses mais famosos nem os clássicos, mas estão nessa lista porque, para os alunos de francês, são mais fáceis de entender, mesmo. Entender filmes franceses é um grande desafio, então não se sinta mal se você não conseguir entender de maneira rápida. Coloque as legendas e vá acompanhando, se divirta!

Muitos deles estão disponíveis para assistir online pelo Netflix, e partes tambem podem ser encontradas no Youtube.

Se você tiver alguma sugestão de filme francês fácil de se entender, adicione em um comentário!

1 – Kirikou et la Sorcière (1998)

Fácil o suficiente para estudantes de nível iniciante, como qualquer outro filme de Michel Ocelot. São desenhos animados e maravilhosos para aprendizes do francês porque os  personagens falam lentamente e pronunciam bem as palavras. Muitos dos filmes se passam na África, então são uma boa introdução para o sotaque francês africano, reconhecendo que alguns personagens têm mais sotaque que os outros (Kirikou quase não tem sotaque).

O filme inteiro está disponível para quem quiser ver:

2 – La Marche de l’empereur (2004)

Um documentário de Luc Jacquet sobre o Pinguim Imperador e suas dificuldades para viver. Obviamente, é uma locução. Esses documentários são fáceis de entender porque apenas uma pessoa fala, o qualidade do som geralmente é ótima e o locutor é escolhido por ter uma bela voz. O vocabulário pode ser o desafio desse tipo de filme, mas as imagens são lindas. Outro filme como esse é “Le Peuple Migrateur” (2001).

3 – Monsieur Ibrahim et les Fleurs du Coran (2002)

De François Dupeyron, é um charmoso filme sobre a amizade entre um jovem judeu e um turco dono de um shopping (interpretado por Omar Sharif). Omar Sharif fala realmente devagar, não há toneladas de diálogos e na maior parte do filme é apenas entre os dois personagens.

4 – Potiche (2010)

Cena do filme "Potiche"

Filme de François Ozon com um grande elenco de atores franceses. Situada em 1977, essa comédia fala sobre a emancipação de uma esposa trofeu (Catherine Deneuve) que passa a maior parte dos dias trabalhando para seu marido (Frabrice Luchini) mas acaba tomando o seu emprego. É engraçado, e mesmo se os atores falam muito depressa, falam um de cada vez, o que torna o filme mais compreensível.

5 – Les Choristes (2003)

É um drama com muitas músicas. Em 1949, um novo professor toma frente de um coral em uma instituição para garotos “difíceis”, levando as crianças a serem transformadas. Músicas muito bonitas que fizeram muito sucesso com as crianças na França: muitos corais começaram nas escolas graças a esse filme.

6 – Les parapluies de Cherbourg (1964)

Um grande clássico francês, recomendado por muitas pessoas. É um musical com Catherine Deneuve de Jacques Demi. História super romântica, os atores falam devagar e tem muitas músicas famosas.

7 – OSS 117, Le Caire, nid d’espions (2006)

É uma comédia com a estrela em ascensão  Jean Dujardin. Um disfarce de James Bond como personagem. Grande sucesso na França, é fácil de acompanhar.

8 – Un Coeur en Hiver (1992)

Com Emmanuelle Béart e Daniel Auteuil. Muitos diálogos, mas a maioria entre duas pessoas. Não é uma comédia, mas é certamente um bom filme francês.

9 – Il y a longtemps que je t’aime (2008)

De Phillipe Claude. Um filme muito, muito, muito triste. Esteja preparado(a) para chorar. O francês de Kristin Scott Thomas é brilhante e fácil de entender.

10 – Os filmes de Francis Weber

Estreando seu personagem frágil e ingênuo François Pignon (ou François Perrin). Os mais famosos são “Le Jouet”, “La Chèvre”, “Les Compères”, “Le Grand Blond avec Une chaussure noire”, “Le dîner de cons”, “Le Placard”… para mais informações visite a sua página na Wikipédia. Comédias de humor negro, os filmes são hilários e um pouco tristes, e embora os atores falem muito depressa, são muitos diálogos e muitos trocadilhos visuais para se fazer entender mais facilmente.